Censo Hoteleiro
A hotelaria é um dos principais eixos de desenvolvimento do turismo. Sendo assim, a apuração de resultados, o levantamento de dados e a identificação de sua capacidade podem determinar diversas ações para o crescimento do setor de turismo.
É com este pensamento que desde 2008, parceiros ligados ao setor de turismo despertaram para a importância de levantar dados confiáveis para traçar um panorama real do setor hoteleiro. Com esta visão, em 2008 realizamos o primeiro Censo Hoteleiro de Goiânia. A partir de então, diversos outros Censos foram realizados.
O relatório apresentado nestes documentos está estruturado em blocos a fim de facilitar a visualização dos resultados, e segue a ordem do questionário aplicado na pesquisa:
Bloco I – Identificação da empresa / Entrevistado
Bloco II – Capacidade de Atendimento /Instalações
Bloco III – Serviços Adicionais Oferecidos
Bloco IV – Formas de Pagamento / Tarifas Bloco V – Ocupação /Clientes
Bloco VI – Funcionários /Benefícios
Bloco VII – Necessidades da empresa /Gestão
Bloco Vlll – Sustentabilidade
Acreditamos que a convergência e a integração das informações contidas neste relatório com outros estudos e análise do contexto mercadológico, permitirá uma visão sistêmica da realidade da hotelaria goiana. Portanto, a publicação e a disseminação destas beneficiarão não somente as entidades do trade turístico, mas também os hoteleiros, estudantes e principalmente o poder público. Da mesma forma, poderá servir como elo entre os vários setores que envolvem o turismo, bem como contribuir para o aprimoramento da atividade turística goiana.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Acompanhar a evolução e o crescimento do segmento hoteleiro de Goiânia. Identificar, quantificar e levantar seu potencial, avaliar sua infraestrutura, e as condições em que os estabelecimentos se encontram, descrevendo suas características, capacidade de atendimento, serviços e principais necessidades.
Objetivos Específicos
- Realizar análise comparativa dos dados obtidos nos Censos anteriores;
- Quantificar e mapear os estabelecimentos;
- Atualizar o cadastro dos meios de hospedagem de Goiânia;
- Levantar a capacidade de atendimento do segmento;
- Levantar informações sobre as instalações;
- Avaliar a infraestrutura e serviços oferecidos pelo setor;
- Levantar as principais necessidades e potencialidades do segmento;
- Compor a base de dados para estudos e projeções;
- Subsidiar o planejamento para o desenvolvimento de ações para o setor;
- Identificar as principais necessidades das empresas;
- Identificar as ações de sustentabilidades aplicadas.