abihgo@abihgo.org.br | +55 62 9 9838-7564

NEM TODOS OS HOTÉIS ABREM COM A “SENHA 000000”


Caríssimos hóspedes, como devem imaginar, todos os dias “dicas de segurança” povoam a nossa timeline no Facebook, as quais podem nos deixar alienados e até mesmo inseguros. Estas “dicas” pelo menos não podem ser tomadas como verdades absolutas no primeiro momento.

Há tempos diversos vídeos que circulam na internet “denunciam” o quanto os cofres de hotéis são inseguros. Normalmente a filmagem é assim: uma pessoa tranca o cofre do hotel com a sua senha e depois tenta destravar o cofre com uma senha um tanto quanto comum: 000000.

Nos últimos dias vídeos têm circulado pelo Facebook e WhatsApp alertando as pessoas para que não usem os cofres de Hotéis por esta insegurança, assim: “Descobri que todo cofre de hotel é aberto com uma senha padrão 000000.

Eu tranquei meu cofre com uma senha particular. Mas digitando 000000 ele abre. MUITO CUIDADO!

COMPARTILHEM! 000000 senha padrão digite 6 vezes o número (0) e abra qualquer cofre de hotel ou seja não é seguro.”

De fato, os vídeos são impressionantes e, com razão, chamaram atenção nas redes sociais. Mas será mesmo que todos os cofres podem ser abertos com uma senha de seis zeros?

A resposta é NÃO. Vamos aos fatos.

Para chegarmos a solução da história é preciso entender como é o funcionamento dos cofres de hotéis: todos os cofres têm uma senha mestre que o abre em qualquer situação, e senhas que podem ser criadas “na hora” por quem o utiliza (seja um hóspede ou qualquer outra pessoa).

Faz sentido existir uma senha mestre. Imagina você colocar os seus pertences e depois esquecer a senha do seu cofre?

Pois bem. A grande questão é que muitas marcas de cofres têm a senha 000000 como padrão, entretanto esta deve ser modificada pela gestão dos hotéis previamente disponibilizar aos seus hóspedes.

Logo, é FALSA A PREMISSA QUE COLOCANDO A SENHA 000000 O COFRE SERÁ ABERTO.

Caso seu cofre tenha sido arrombado, solicite imediatamente à gerência que faça a leitura da fechadura da porta do quarto para identificar o portador da chave.

HOTEL É O MEIO DE HOSPEDAGEM MAIS SEGURO DO MUNDO, hospedem-se nos hotéis associados à ABIH Goiás.

Voltar